domingo, 25 de junho de 2017

Destino Bahia - Parte 3/7 - Paraty - Buzios

Paraty a Buzios - aprox 180 milhas - 2 dias

Saímos pela manhã de Paraty sem muita pressa já que chegaríamos dia seguinte após as 12h.
Fiz a rota no laptop via Opencpn e plotei no chartplotter do barco manualmente. A meu ver fazer rotas é muita responsabilidade, basta ver o que houve com um barco da Volvo Ocean Race amplamente divulgado. O Wagner do Veleiro LevaVento havia me passado o Tracklog que havia feito, assim eu tinha os ponto críticos como referência e que me salvou a pele mais adiante.

Seguimos à vela, mas com pouco vento e como não era uma viagem de passeio, era uma entrega de barco,,,, dá-lhe motor.

Manhã da saída em Paraty, linda como sempre 


Deixando Paraty para trás


Patrick tentando pegar algum peixe


Velas ao vento


No cockpit sempre em duplas, não havia piloto automático, então ficávamos 1h por vez no timão.


A região é infestada de Navios, pudera, estávamos a apenas 10 milhas da costa.


E pela manha,,, a entrada do Boqueirão. Se você não conhece, está perdendo, é linda. 2 rochedos imensos de cada lado e você no meio com seu barquinho. Impressionante



Ai começa um perrengue daqueles. Eu uso vários programas com cartas náuticas pra cruzar informações entre elas as Raster da marinha, que muita gente diz que está errada e que é ruim mas é grátis, a Navionics que é paga e que muita gente elogia pra caramba, mas que é COPIA das cartas da marinha (tenta chegar a Guaraqueçaba e a Joinvile pra ver) e a CCGold de um amigo que plota a minha rota la e dá o ok. 


Abaixo o tacklog do LevaVento que tem 2m de calado que enviado pelo Capitão Wagner.


Então tracei a rota beeeem junto à margem, ja que ali indicava 2.7m e o levavento havia passado


Mas o comandante optou por fazer esta.


 Ai fudeu...... bateu embaixo, gerou stress e fui duramente criticado porque EU havia feito a rota, porque MEU amigo estava errado, porque, porque porque e so parou a reclamação porque mostrei o tracklog E sobrepondo as imagens:
Em AZUL minha rota
Em vermelho tracklog do Levavento
Em verde tacklog do Kanoa
Explicando, ROTA é o caminha a ser seguido,um plano, TRACKLOG é o caminho que você efetivamente fez.

Como havia ondulação e estávamos bem lento, conseguimos manobrar e voltar para dar a volta na ilha, resolvemos seguir por fora.

Já voltando vimos uma procissão de barcos indo a uma santa na fenda da ilha.


E finalmente chegamos a Buzios.


Eu não conhecia Buzios,,, ohhh lugar pra passar uma temporada boa. Pra quem gosta de agito é claro. Eu gosto, mas tem prazo de validade, tem dia que uma praia deserta me basta.


A orla é maravihosa


Rotina em toda parada: comprar comida, diesel, água, banho, lavar roupa etc etc etc

Ficamos 2 dias ali, e zarpamos com aviso de mal tempo, ressaca, ventos fortes e ondas altas,,, bom, como estávamos a favor do vento e onda e a motor, seguimos em frente.



3 comentários:

  1. Gostei muito da sua psotagem. Sou fã de barco

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge, tudo bem?
    Cara, encontrei o blog da construção do Furioso há uma semana, já o li por completo e agora estou acompanhando este.
    Primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar todos os momentos, dificuldades e felicidades.
    Sanei muitas dúvidas aqui.
    Há uns 5 anos planejo a construção de um veleiro, mas os contratempos sempre apareciam. Agora acho que sai ate o fim do ano e será um Multichine 28 (a princípio).
    Moro em Arraial do Cabo, conheço bem essas águas e digo que tiveram sorte, o local que bateram sao os baixios e e comum ter arrebentacao por lá....no meio do nada e, do nada, as ondulacpon se formam e quebram.
    Quando voltarem por essas bandas, entre em contato, será um prazer recebê-los e apresentar um pouco do que temos por aqui.
    Gostaria de trocar umas informações em privado, se puder, me envie um contato.
    thyagodiver@hotmail.com
    Abraços e bons ventos!

    ResponderExcluir