quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Enfim uma velejada decente

Então, 

FDS de novo e fomos mais para ficar no barco arrumando tudo e lavando do que velejar já que o WindGuru indicava uma calmaira dos diabos. Inicialmente não íamos passar da Ilha do Teixeira mas por causa do Marco resolvemos seguir adiante. 

Estamos com um problema com ele, por ser agitado e ter 6 anos, quer brincar em terra isto é,,, na areia e ja começou o dia dizendo: "Pai, vamos fazer castelinho na areia" mas que areia? Na baia de Pgua é raro um desembarque acessível a veleiro que tenha areia, que eu saiba só tem a Ilha das Peças distante 22 mn, longe pacas.

O WG até que de certo modo acertou, dá uma olhada nas fotos abaixo e vejam o mar de azeite,  mas foi passar a Ilha do Teixeira, distante 5mn que entrou um ventinho animador e lá foram as velas balançar.



Coloquei 2 U-boats no botinho e agora suspendo toda a parafernalha na targa de uma vez só. Sim fica pesado para um 28 pés, mas compensa, até o tanque de gasolina já fica lá dentro, é pratico, rápido e indolor e só baixar e sair. E se der alguma merda, passa a faca nos cabos, pula dentro e vaza. Agora sim, me animei em pegar esse trambolho todos os fins de semana.


E contrariando TODAS as previsões do sistema, esse foi o fds que mais velejei desde que colocamos o barco na água ha um ano. Pra quem não conhece nossa baia, que é linda, segue o mapa e o trajeto até a ilha das peças, Antonina está laaaaa no extremo canto esquerdo. Como temos que fazer muitos bordos, desviar de boias, navios, ilhotas etc chegamos as 19h na ilhas das peças, (antepenúltima seta no mapa) e passamos a noite la. 


Maravilha de velejada, como diz o ditado, "quem nunca comeu melado, quando come se lambuza" e mesmo com velocidade proxima a 4 nós eu me diverti bastante, mexendo a todo instante nas velas para ver como é que funciona essa bagaça. E o Marco, queria porque queria descer para a areia.

Tai o quadro resumo hehehehe


No domingo pela manha contatei o Veleiro Leva Vento (Neusa e Wagner). Estavam se deslocando da Ilha do Mel para a Ilha das Peças,  íamos nos encontrar lá. Partimos da Ilha das Cobras com outro ventão e fomos totalmente à vela. Com a praticidade de baixar o botinho já com motor e gasolina no jeito, foi só ir pra terra, mas ainda falta uma pecinha, as rodinhas do bote, ninguém merece puxar 80 kilos barranco acima.

Ancoragem na Ilha das Peças, o Leva Vento à frente e o Furioso laaaa atrás. 

Tai o casal, moram a bordo ha 1 ano, num 40 pês.


E finalmente o Marco pôs os pés em terra, isto é na areia, foi brincar com a criançada em frente ao restaurante. 

Ficamos pouco tempo para o azar do Marco e fomos ao Leva Vento pra pegar uns arquivos de carta náutica para o OPENCPN, programa excelente e GRÁTIS que indico a todos. Partimos por volta das 15h e 100m após levantar âncora subimos as velas, fomos da Ilha das Peças até Antonina com vento e vela em cima. Em terra a temperatura estava excelente mas quando começamos a navegar tive que colocar mais roupa e depois procurei, mas não achei minha toca (?), e começou uma baita dor de ouvido por causa do frio e depois a dor de cabeça.

Como o vento vinha de popa não sabíamos a força que estava e quando virei para baixar a vela mestra, caraaaaacas que canhão, estava muito forte.

Já na poita foi um parto de ouriço fazer a amarra, o marinheiro foi para auxiliar mas era novato e fez tudo errado, o barco não parava aproado para o vento de tão forte que estava e na 5a. tentativa conseguimos amarrar finalmente. Mais de 2 horas pra arrumar a bagunça e seguimos com o botinho pro clube. Essa hora é dura,,,, quanto já estamos nos acostumando com a vida a bordo, temos que deixar tudo pra trás e voltar pra realidade.

Nunca deixamos de fazer as aventuras por causa do clima, sempre fomos avante, fosse para mergulhar, andar de moto, bicicleta ou escalar e na grande maioria das vezes tivemos excelentes dias, se você se basear pelo que está a sua janela vai  desanimar nunca fará nada, então, levanta e vai.

É isso por hora e foi assim o fds.

T+

JD






6 comentários:

  1. Jorge, que delícia de final de semana, heim? Pena passar tão rapidinho, mas aproveite cada momento que for possível... vocês merecem depois de tanto trabalho (imagino que se não fossem os registros no blog, pareceria lenda!!) aproveitar o vento deve ser muito bom. Abraço forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Arnoldo,

      Até já estamos almoçando as 11:30h pra pegar o vento das 13h hahahaha, é quando começa a agitação na baia.
      Registrar no blog é legal porque tem muita gente que está vindo atrás e contam com nosso aprendizado e eu também acesso outros velejadores que estão mais tempo na água e aprendo muito, assim vamos passando as experiências e informações adiante.

      E tenho certeza que muitos usam seu blog como fonte de informação senão, pelo menos, de inspiração,

      Abraços,

      JD

      Excluir
  2. Salve Jorge... estamos acompanhando a eterna aprendizagem, acompanhando vc a pegar as manhas da vela, em breve passarei por isso tbm, ainda não li sobre comida a bordo, vcs ja estão utilizado o fogão??? só te vejo de restaurante gastando as notas kkkk... abraço amigão, bons ventos...
    at
    Rodrigo Fidelis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      A cada saida um pontinho a mais. Fazemos comida a bordo sim, inclusive come se a toda hora, já disse que veleiro engorda kkkk

      Raramente vamos a restaurantes, não faz sentido voce ter tudo ali e ter que pagar uma fortuna pelo mesmo peixe, e quando vamos é por ocasiões especiais.

      Abraços

      JD

      Excluir
  3. Olá Jorge, acho muito legal seu blog, compartilhar suas experiências é de grande valia
    seu comentário sobre a janela é bem verdade, infelizmente muitas vezes nos deixamos influenciar pela aparência (um erro). Um abraço

    Orlei Nicolini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Orlei,

      Obrigado pelas visitas ao Blog, espero que os post´s realmente ajudem. Não dá pra ficar esperando a boa vontade do clima, ele mudou muito nos ultimos 20 anos para mais instavel então temos meter as caras hehehehe.

      Abraços,

      JD

      Excluir