quarta-feira, 29 de abril de 2015

Páscoa - Ohh feriado complicado

Desculpa o tempo fora ai gente, é que ainda não aprendi a sobreviver sem dinheiro e temos que correr atras do prejuízo e de clientes porque manter o brinquedinho flutuando custa caro.


Então,

Finalmente SOOOOOLLLL, madona mia!!! Só quem mora em Curitiba sabe como é viver numa cidade que fica mais nublada/fechada que Londres. Acho que foi ano passado que em 3 meses tivemos 3 dias de sol, por isso meu post anterior mau humorado hehehehe.


Deus é grande!


Fim de semana de Páscoa, 3 dias, 2 barcos, 4 adultos, 2 crianças e uma baia inteira para visitar, como dizem os mineiros: ohhh trem bão sô!


Chegamos no sábado pela manha, mas nem tão manha assim e já no zarpe senti a cana de leme meio boba, não era o trimilique de costume a 2500 rpm mas logo baixei para 2000 com receio de forçar o motor imaginando a sujeira do casco e aproveitando a maré vazante chegamos rapidamente na ilha do Teixeira distante 5 milhas.
Parei ali para limpar o casco. Ohhh m… de trabalhinho ingrato. Dá pra mandar fazer? Claro que dá, mas…


A dona patroa só aproveitando o sol


O Marco, que não tem parada de jeito nenhum


Finalmente um fim de semana de sol e com vento

Poucas vezes tive um fds com o barco adernado


Ventinho bom que chegávamos a mais de 6 nós


Tai a cara de felicidade


Alguém tem que vigiar as crianças e os navios


Com a Marina por perto o Marco se acalma e ficam brincando por horas a fio




Tem gente que acha que ter barco é só ter o barco, e tem gente que acha que limpar o casco é somente O casco mas ele se subdivide em:
Casco (obvio), leme, rabeta, hélice, quilha e láááá embaixo a asa da quilha. Nada que 2h embaixo d´agua se cortando, batendo, ficando roxo e quase morrendo afogado não fique limpinho ou quase..
Sobraram alguns fiapos mas ficou bom, eu que fiz, então nada a reclamar. Após essa empreitada saímos rumo ao porto de Pgua, num ventão que há muuuito tempo não pegava, facin facin chegava a 6 nos de velocidade más é claro vento contra e dá lhe fazer bordos e as 6h estava na Ilha das Cobras, distante 15 milhas de Antonina.


O outro veleiro Delta 26 é de um parceiro de velejada. é um barco muito lento no motor, mas um canhão quando a vela, como ele chegara tarde em Antonina e disse que estaria na Ilha até as 20h e espera, espera, espera, noite caindo, lua cheia aparecendo e iluminando tudo coisa mais linda do mundo, parecia um sol a noite.


Deus é grande, muito grande!


Como  o atraso era grande chamei pelo radio e fiquei sabendo que o motor havia parado, perguntei se dava para vir a vela, já que onde eu estava a coisa estava nervosa ele respondeu sim, que ia tentar e o tempo passa e passa e nada, chamei de novo, sem resposta, celular, whatsup, sms, chat, codigo morse, fumaça e nada, pego a lanterna led que achava que era potente (até ver a maglite) e começo a piscar no que ele responde e chama pelo radio dizendo que o vento havia diminuido muito, que nao conseguia navegar e estava sendo jogado para as pedras ai pegou o botinho com um possante motor de 5HP e começou a rebocar o veleiro CRUZANDO O CANAL. Como ele disse que estava vindo fiquei na espera e vi um navio passando, chamei pelo radio perguntando sobre o navio e a distancia, ele disse que estava perto, muuuito perto. Ai recolhi ancora e virei um pião prá lá a todo motor, mas imagine que é um veleiro então meu caro, são 6 a 7 nós, na descida atrás de caminhão.

Essa foto é apenas uma descrição do que houve, o navio estava ancorado e nós tentando velejar
Quando estava chegando vi outro mega navio passando, ai o cara começo a buzinar e buzinar, bom achei que era comigo e dei meia volta mostrando as luzes de navegação, mas o cara continuava a buzinar. Pensei “putz não é comigo” então……


Era o Delta NA FRENTE do navio que segundo me disseram desviou do veleirinho, senão ia passar em cima, caracas! Quando localizei o barco, parei e comecei a preparar o cabo de 50 metros para reboque e nesse meio tempo veio uma lancha não sei se da capitania ou dos práticos, ficaram perto e viram que estava me preparando, deram meia volta e se foram. Reboquei o barco até a ilha das cobras e lá pernoitamos. Ufa! Deus é grande.
Próximo das 22h entrou uma tempestade com um ventão muito forte, o meu windmeter de mão acusou 30 nós, foi por uns 20 minutos e pronto.

E foi um fds extraordinário, lua cheia. Levantei as 3h da manhã e a baia estava toda iluminada



Ilha das cobras, fazer um churrasquinho a contrabordo não tem preço


Passeio de botinho na Ilha das Cobras, ha tempos estava prometendo para o Marco

Pela manhã foi resolvido o problema do motor, ao parecer o pescador de combustível pegou ar porque estava com pouco diesel e quando na vela o barco adernou e pronto, o desastre perfeito.
Saíos pela manha em direção a ilha das peças, boa velejada sem sustos, o Marco foi no Delta para brincar com a Marina. Chegando na ilha, o Reges disse que ia pegar gelo pra fazer uma caipirinha e foi……


Foi na casa em frente pensando ser um restaurante e foi entrando, entrando e perguntou se o cara podia fazer uma caipirinha pra levar no barco.(tóóóóinnn)


O Cara respondeu, “Posso, mas aqui é uma residencia” (Uuuuii!!) hahahahahaha
Se desculpou e foi saindo, ai o cara disse que gelo não tinha mas deu 6 limões e ofereceu uma carninha, imagine a situação.


Almoçamos ali e seguimos para Guaraqueçaba. Tentamos pegar um ventinho mas não passávamos de 2 nós e ligava constantemente o motor para alcançar o Delta.


Novamente Deus é grande….

Chegada em Guaraqueçaba

Lá chegando a maré estava na vazante e muito rápida. Lancei ancora e esperei o Delta fazer o procedimento para ir pegar o Marco que estava com eles. Nisso vejo o que eles haviam garrado (soltado a ancora) e desceram morro abaixo muito rápido. Enquanto a Leandra ligava o barco, corri para recolher a ancora e ir atrás do barco fujão, o problema é que como eles estavam perto da margem iriam bater nas pedras mais abaixo. Alcancei rapidamente e já estava dando a volta por trás para ir a boreste (lado direito) deles para empurrá-los para o meio do canal quando conseguiram acionar o motor e subir a correnteza. Não sei se minha manobra ia dar certo mas tinha que fazer algo, até porque haviam 2 crianças la dentro e meu barco sei que é forte pacas, então ia ser na porrada mesmo hehehehe.
Passado o susto reunimos a cesta de comida e bebida e fomos para terra. É incrível como em Guaraqueçaba não tem butuca, pernilongo e pórvinha pelo menos não lá no cais. Dormimos com o barco todo aberto sem nos incomodar. Em terra ficamos lá na praça central, noite agradável e sem vento compramos sorvete a Rosana fez pastel e uma pasta pra passar no pão, show de bola e a criançada correndo por tudo. Na volta fomos pegar o botinho e o inteligente aqui foi descer pela rampa que dá acesso à praça, claro é mais fácil. Dei um passo, dois, tres e zummmm  surfei até quase la embaixo quando cai no meio do que deveria ser um monte de craca, de bunda e costas, por milagre só cortei a mão direita,,,, é,, realmente Deus é grande, ohhhh feriado complicado.


Dia seguinte, acorda cedo novamente para pegar a vazante. Barcos a 6 ou 7 nós facin facin, sem muito vento fomos no motor em alguns pontos. Chegando perto da ilha do mel resolvemos ir para encantadas distante 2 horas de onde estávamos mas começou a chover e demos meia volta seguindo para a ilha das cobras para almoço (desta vez sem incidentes) e após, rumar para Antonina. Sorte que nao fomos para a ilha do mel senão íamos chegar a noite para pegar a poita.


Na volta para o clube a Marina veio conosco e olha a brincadeira que inventaram: Amarramos 2 garrafinhas com um pouco de agua e pronto, diversao para mais de 2h, ficar puxando a garrafa e fazê-la voar para o deck, depois a Marina foi para o outro banco e começou a competição, Como é fácil agradar as crianças, nós é que complicamos. O Walnei do veleiro Vivre passou pela mesma situação.



Bom,, esse foi o fds de Pascoa, o único fds com VENTO e SOL ao mesmo tempo esperemos por mais.


Por hora é isso,


T+


JD



4 comentários:

  1. Jorge do céu, quantos apuros heim? Mesmo assim é melhor que passear de carro né?
    Bons ventos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Walnei, a bruxa anda solta, espera só o próximo post pra ver hahaha

      Abraços

      JD

      Excluir
  2. ja passei uns perrengues assim quando pescava a noite em Paraty, mas nada tão assustador pois sempre tinha um mais experiente pra safar... mas foi bom saber que a diversão ja é uma realidade com o Furioso, os trabalhos nunca irão acabar mesmo, então só resta adaptar-se, pois como vc indagou, não dá para sair pagando tudo né. abração Jorge. Bosn Ventos!!!
    At
    Rodrigo Fidelis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodrigo, que bom ter noticias tuas.
      Pois é, algumas coisas podemos fazer outras nem tanto. Por aqui estamos tentando pegar a mão e em paralelo brincando, mas sem vento fica difícil.

      Abraço

      JD

      Excluir