quarta-feira, 25 de março de 2015

Passeios de Março

Então,

As vezes acho que cheguei muito atrasado ao mundo náutico porque a era das grandes navegações iniciada no seculo XV terminou precisamente no dia 9 de Agosto de 2014 dia que lançamos o Furioso. rsrs

Digo isso porque em 7 meses de velejadas e quase TODOS os fins de semana a bordo foram raríssimos os dias com sol, céu azul e VENTO a exceção do curto período passado em Bombinhas e ainda assim olha lá.

Neste mês descemos duas vezes. A primeira tentamos velejar, e puxa, estica, dá 3 pulinhos, faz mandinga e o vento naaada. Terminamos onde? No ilha do Teixeira, 4 barcos a contra bordo comendo e bebendo desde as 15h da tarde indo até sei lá que horas quando alguns ja estavam enrolando a língua pronunciando um idioma indecifrável e outros repetindo N vezes que o Games of Thrones foi o melhor seriado dos últimos tempos. Foi divertido mas a cada fds engordamos um tantinho mais. hahahahaha
Nos separamos bem de noite, realmente não me lembro que horas. Adoro fazer isso, mas neste momento quero velejar e aprender, mas está difícil conseguir uma condição boa para isso. 

Obviamente o tempo não estava bom, cinza, chovendo, garoando e nós lá,,,, "encalhados" no Teixeira por isso nem me deu t... de bater foto, peguem uma la de trás com céu cinza que dá na mesma. As crianças até que se divertiram e por isso para mim valeu o fds.

Nesse último combinei com o Reges ir até a Ilha das Peças que é longe pacas, e na vela. E tenta e tenta ora com rajadas ora morrrto e nos atrasamos, claro. As 17h mudamos o rumo para a ilha das Cobras que fica no meio do caminho, uma ilha bem abrigada de alguns quadrantes de ventos e adivinha por onde entrou um vento pqp de forte 1h mais tarde? De onde ela não é abrigada é obvio, que dúvida. Não me preocupei TANTO porque o fundo é de lama segura bem mas com o vento uivando e aumentando o bicho pegou, a ultima vez que medi estava em 25 nós e aumentou muito depois disso. Até o caseiro da ilha ficou com a lanterna em nós prevendo a mer.... mas nos safamos. rsrs

No domingo as 9h tinha um "ventão" de 10 nós onde estávamos e os navios ja desordenados indicando estofo de maré para inicio da cheia, ai zarpamos.

Abri todo o pano e logo ali o barco já adernou e foi a 6 nós, só lembrando, estou com a buja (100%) ai eu consegui fazer umas experiencias com a vela, solta, puxa vira o barco. Gente,,, que coisa, está difícil aprender, foi bem por um tempo mas logo o vento rondou, foi baixando baixando eeeee... zero. Putzz, e dá-lhe ativar o vento de porão. As 15h chegamos na poita, mais 1h para limpar o barco e voltamos pra casa........  sem comentários (snif)

Dia desses vi num site noticias sobre Furacões no Brasil, que o mês de Março estava se firmando como o mês deles e pelo jeito até pode, ano que vem vamos ter mais novidades. 

É o que temos para esse mês, vamos ver nesse domingo o que rola.

T+ 

JD


Um comentário: