quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mar em Fúria

Buenas,

Então, domingo dia 4/10 voltamos ao meu local preferido (e único) até aonde sei com chegar com segurança, a ilha do Teixeira e dando mais uma voltinha na baia de pgua. 

Bati o recorde de distancia do meu porto seguro, a poita. Se bem que não está tão segura assim porque o Furioso está bem no meio do canal e já foi atropelado por lá, sorte que o casco tem 20mm de madeira com duas camadas de tecido 800x225 de ambos os lados mas a minha extraordinaria pintura......
Já falei da pintura? Não? Esquece.....

Então, voltando à nossa "travessia" de 5mn. O tempo não indicava lá grande coisa mas queria e preciso dar umas velejada pra pegar a mão.
Como de costume (e necessidade) saímos da poita a motor até passar o porto de Antonina, ai temos mais espaço, mas, sempre tem um mas, havia uma draga que ficava indo e vindo pelo canal e me atrapalhando nos bordos. Como o vento estava forte (para mim) e o mar agitado a coisa enfeiou dentro do barco. A Leandra não conseguia ficar la dentro, enjoava e o Marco estava caindo de sono, ele foi para o camarote de popa e dormiu 3h seguidas. 

Essa velejada foi menos estressante que as outras, mas foi, eu e a Le ainda nao estamos sincronizados, um fala A e outro entende 5, tipo assim, ai fecha o tempo. Em 2 bordos que demos o vento estava tão forte (pra mim) que o barco virava e virava de novo ai a genoa ficava do lado errado hahahaha, que m...., uma hora tive que ligar o motor pra consertar o rumo, coisa de video cassetada no mundo náutico. O pessoal da draga devia estar se partindo de rir das nossas "manobras".

Vai ai um videozinho pra ver como estava o mar e o vento. Mar em Furia com o Furioso e como o nome do barco é o que é, ele estava em casa rsrs.

A noite ancoramos na ilha do Teixeira, NA RETA DO TRAPICHE, com uma boa distancia da margem. Tudo ia bem até umas horas da noite quando entrou um puuuuta vento,  um ciclone, mexeu tudo, assobiou no mastro e mexeu no barco todo por um curto tempo, ai foi embora, passou,,,, o vento, porque o meu coração disparou, pensei em voltar, mas como pegar a poita com um ciclone daqueles e já o vento tinha acalmado resolvemos ficar e soltei mais corrente. Lá pelas tantas chamei meu amigo Renato no huatizapi e ele disse pra soltar mais corrente. Como tenho 50m, la se foram uns bons metros a mais. Ainda tenho que marcá-la para saber quanto foi.
Beleza, fomos dormir  em barco se dorme cedo pois dá uma lezeeeera daquelas mas acordava de hora em hora pra ver se a luzinha da casa em frente ainda estava ao lado do barco e como ele ficava rolando na ancora o alarme de arrasto do gps ficou rouco de tanto apitar mas consegui dormir.

Pela manha, estava dormindo na proa, ficava olhando um galho seco numa arvore, 30s e nada do barco mexer, 10 minutos e o galho na minha reta, desconfiei dessa parada fui ver a profundidade e descobri que estava encalhado hahahaha
Havia lançado tanta corrente que cheguei muito perto da margem e la fiquei, sorte que era maré baixa e mais 1h ia encher, ufa,,, dessa escapei mas aprendi.

E como a cada descida sempre tem o que fazer dentro do barco, desta vez forrei o compartimento do motor, ajudou bastante na redução do barulho.


Troquei aquele matajunta de plastico dos armaários por uma de madeira, ficou beeem melhor.


E coloquei também o matajunta do teto do armário com a lateral da cabine


E aqui o matajunta no armário do camarote de popa.


 Esse aqui ERA o Closet, viu ohhh Jadir Galera, não é mais,,, agora é um paneleiro e embaixo das aguas o sapateiro. Fizemos assim porque roupa nao será um item de grande quantidade

Aqui uma amostra do "mar revolto" hahaha, claro que não era la essas coisas mas para mim, um iniciante na vela é novidade.


Ao fim da tarde fomos para além das ilhas Jerere ajudados com o forte vento que havia, nao sei a velocidade pois ainda estou sem windmeter e na volta a força do vento permanecia então abri as velas em asa de pombo, isto é, uma para cada lado. Coloquei o pau de spinnaker e quase cai do barco umas 3 vezes. Vento de popa é um saco, poque nao ha vento aparente, nao ha barulho e parece que vc nao esta se deslocando então fica aquele marasmo.

só parece, porque estávamos no estofo, isto é, maré parada e com o ventão chegamos a picos de 6,8nos de velocidade. Silencio, nada fora do lugar, sem bater nas ondas, só surfando. ohh coisa boa.


E já que a Leanda tirou o arrais, esta ai, a comandante rumando pra casa. 


E num descuido, uma piscada, o barco virou e demos um jaibe a velocidade da luz, so escutei a Le gritando e a retranca passou acima da minha cabeça indo dar um tranco "felomenal" no outro bordo. Minha sorte é que como o barco é superdimensionado o traveller nao podia ser diferente. Se a retranca me pega, iam enterrar somente o corpo, a cabeça ia virar comida de peixe.

Para evitar outra m... dessa, no domingo dia 5 tirei a vela mestra e enviei para a Piccolo ajustar o tamanho da valuma, pra quem não sabe o que é a valuma imagine um triangulo. A valuma é a hipotenusa, a testa (parte que fica junto ao mastro) e a esteira (na horizontal junto a retranca) sao os catetos,,, lembra la da 8a. serie? Hipotenusa é igual a raiz quadrada da soma do quadrado dos catetos? Bom,,,,, deixa pra la, faz tempo né? Pra mim faz hahahahah

Nunca voltei tao rápido ao Clube quando neste domingo, dando uma surfadinha de vez em quando foi bem divertido, a encrenca foi pegar a boia da poita com um puta vento na cara, mas deu certo na 3a. tentativa, vivendo e aprendendo.

Esse fds devemos descer de novo, mas como a Le está de plantão, adivinha até onde vamos?

T+

JD




6 comentários:

  1. ehe,, agora sim o bicho ta pegando...... gostei muito to interior.... parabéns pela mudança.... vai pegando a mão ai que você está escalado para me ensinar.. você tem 1 ano e tres meses... capricha ai... capitão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Só troquei umas ripinhas mas ja deu outra cara né?
      Pódexá que estou pegando a mão do que NÃO FAZER hahahaha

      bjs

      JD

      Excluir
  2. Ah, mais uma coisa... sempre me divirto muito com as suas aventuras..... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é o pessoal que faz blog é muito sério, certinho, tem medo de escrever errado ou dizer coisa errada, minha opinião é se errar,,,,,, corrige,, pronto.

      bjs

      JD

      Excluir
  3. o que se sente e o que toma conta nas suas novas postagens, é o clima de aventura no ar, uma vez com a familia, outra em solo, outra com netinho, outra com a familia, desta vez, com aumento do teor de marinização... é legal de ler, de dar um leve sorriso e ainda fazer passar um filminho em nossa cabeça... parabens pela espontaneidade, parabens para a famlia que abraçou todo o projeto e hoje, unida, colhe os frutos de dias quentes e noites geladas naquele galpão em seu quintal... continue assim. abraço. Rodrigo Fidelis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodrigo,

      Obrigado meu caro, valeu. Tento passar o que vivi na hora por isso não dá prá ficar editando muito o texto senão passa o sentimento. Traçamos um plano de aprendizagem, lento mas firme e vamos tentar cumpri-lo todo .

      abraços

      JD

      Excluir