quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mar em furia - Pior que a anterior

Salve,

No domingo 11 e 12, adivinha aonde fomos? Ilha do Teixeiraaaaa,,, of course my friend. Ainda não passei de lá,,,,, por hora.

Para quem não sabe onde fica, ai vai o mapa do google earth de toda a baia de paranagua

E aqui o local onde passamos a noite todas as vezes que vamos velejar/arrumar/consertar/nadar com o barco. Siga a linha vermelha que vai chegar na ilha. É isso.


Como estou sem a vela mestra, descemos para dia de faxina e que faxina. Ainda não estou satisfeito como meu salão de jogos, o paiol, onde se joga tudo. Tem um cheiro assim não muito bom, acho que o holding ainda deve ter um furinho e/ou o tanque de diesel também ai fica um ar pesado. Na próxima faxina tiro tudo e passo resina em tudo que é lugar dessas caixas.

Aproveitando que (ainda) estou entusiasmado, comecei a limpar o casco, com todo esse meu folego de 15 segundos, mergulhava e passa a bucha no leme e imediações pois estava no estofo. Claro que pedi arrego para o Luciano que trabalha na marina e estava por perto. Caracas meu! O cara tem 3 pulmões eu dava 3 mergulhos e o cara ainda la embaixo limpando a quilha até achei que tinha se afogado. 

Tem 2 meses que o barco está na água, descemos quase todos os fins de semana e pegamos SOMENTE 2 dias inteiros de sol e outro pela metade. Vento sempre contra, ai tem que sair no motor, na volta vento de popa e somente 1 unica vez consegui abrir asa de pombo e voltamos a mais de 6 nós, nublado, chovendo, frio, mas nem tudo é ruim, por enquanto não tem butuca, pórvinha e pernilongo. Eles só aparecem em novembro quando fica impossível pernoitar em qualquer ilha e faltam 2 semanas e é óbvio que vou sumir do mapa também.

Agora como convés e casco +/- limpo dá pra ficar uns dias sem aparecer lá e esperar os animais voadores chupadores de sangue irem embora.

Voltamos domingo no final da tarde com um puta vento, 5 tentativas de pegar a poita e novamente a o barco derivava a Leandra ja está profissional no leme e acelerador fomos assim até que o apoio chegou, o cabo estava enroscado lá embaixo e sozinho não ia conseguir puxar nunca. Assim foi o nosso fds, mais um capitulo da fase 2 do projeto.

Aí, como nem tudo são pedras, no domingo dia 13 fui "ajudar" o Moacir do veleiro Everest-r, irmão gêmeo do Furioso, a levar o barco de Porto Belo a Florianópolis, fomos ele a esposa (Cida) e eu. A Cida é marinheira de longa data, já está profissional na área e o Moacir também, o único iniciante era eu.

Saímos as 10:30h da manha, nublado, neblina, vento suuuuulll e mar mexido mas o windguru, marinha, etc indicavam mar bom. Quando passamos o caixa d´aço o vento aumentou e as onda também. Como não tínhamos windmeter só sei dizer que o vento estava de moderado pra forte na minha concepção. Conseguimos abrir as velas logo em seguida à entrada em mar aberto, fomos, fomos fomos e demos o bordo, ai vai , vai vai e como estava com o meu inseparável gps 60CSX vi que velejamos mais de 1h e quando demos o bordo avançamos  uns poucos metros e o destino era longe, então baixamos as velas e táca lhe pau Moacir, 3000rpm e linha reta para Fpolis, chega de brincar porque o vento aumentara e as ondas também segue ai umas fotos.


Tá la o amarelinho.


Aqui um close do doghouse, tem gente que não gostou mas te digo que se não fosse essa obra de arte feita pelo Moacir nós estaríamos em serios apuros, irão ver na filmagem.

Ai o comandante e esposa na saida de Porto Belo.


E assim foi durante a tarde, o tempo cada vez mais fechado.

Aqui tem 3 curtas filmagens que consegui fazer, me segurava na retranca e ficava em pé para avisar o Moacir dos "buracos" para cortar o motor.

As 14h
http://youtu.be/vI3z-mEniJc

As 16h
http://youtu.be/4yc1p8oBb-U

As 18h
http://youtu.be/ErIdw4aoLWE



Chegando em fpolis em torno das 18h e o windguru dizendo que estava tudo calmo (?)

Aproximação da ponte e procurando uma boia,,,,, que booooia ? Tem nada lá.


Aqui a camera/radio/gps/maq fotografica/gravador/porta retrato e as vezes telefone, quando funciona, ja estava fora de setup, sei lá o que houve nao conseguia focar.


Essa foto foi batida perto das 20h e juro que o meu flash nao é tao potente, acho que foi um raio nesse momento.


Chegamos são e salvos e molhados ao veleiro da ilha, tudo certo na travessia. O comandante é bom pacas...

Dia seguinte o Vinicius, sobrinho do Moacir assumiu o trabalho e começou a limpeza do casco com uma mega, ultra power wap que arrancava até pensamento do casco, ai descobrimos 2 coisas.

As tomadas de casco em aço inox haviam desaparecido, nao que o veleiro seja veloz achamos que foi o aterramento nos registros somado a alguma fuga de energia mais a conjuntura de saturno com a vida sexual do sapo em sagitário que deu esse passe de magica.  Realmente não sabemos o que houve. Sumiu somente a tampa externa das tomadas, todas as 5 e comeu um pouco da quilha. Fica ai o registro: por mais bem instalado que esteja seu barco TIRE da agua de tempos em tempos para ver ao vivo e a cores qual a situação e desarmar bomba relógio.


E a 2a. coisa que constatamos. O Moacir estava me mostrando onde a corrente havia ficado presa uma vez que eles tentou zarpar, falou do rolete, pino do rolete do rolete e me lembrei que normalmente não dá pra ver o rolete porque a âncora fica presa nele e tampa a visão então,,,,, Ohh Moacir, tem algo errado......... ... Moacir,,, cadê a âncora???

Putz, pegamos tanta pauleira que ela pulou fora hahahaha



Essa foi a minha 1a. travessia, mar aberto, mar grande (pelo menos pra mim), chuva e frio. Quando me senti enjoado tomava uma coca cola, claro que com todo o balanço eram 30 minutos para abrir a garrafa, segurar o copo colocar a coca e tampar de novo, um evento fazer isso hehehehe.
Apesar de todos os pulos do barco a Cida desceu, fez almoço e serviu como se estivesse em terra firme, sabe tudo. Valeu Cida e Moacir, obrigado pela aventura pena eu não poder ficar para finalizar o trabalho com vocês.

É isso,

T+

JD

4 comentários:

  1. Olá,mais uma aventura eletrizante do "JD", foi um prazer navegar com voces. Espero que faça mais destas viagens. Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,

    Essa realmente foi uma aventura, nunca tinha passado por isso hehehehe
    Foi bom, mas dá um tensão razoável, imagine quando pegar um baaaita temporal

    abraços

    JD

    ResponderExcluir
  3. Jorge, você está a cada semana mais experiente, heim? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arnoldo,

      Temos que aproveitar todos os momentos possíveis. Eu nao poderia ter perdido essa viagem, Foi muito boa.

      Abraços,

      JD

      Excluir