quinta-feira, 11 de setembro de 2014

3a. e 4a. velejadas

Opa,

Fiquei um tempo sem escrever porque as tarefas de acabamento não diminuem nunca, mas estão acabando,,,,,,,, acabando comigo ,caracas!

No "domingo" dia 16/08 descemos com nossos amigos e vizinhos, o tempo pra variar não colaborou muito, tanto em temperatura como no sol e vento. Como ainda estou pegando a mão do barco e trajetos, só fomos (e ainda vou) até a ilha do Teixeira distante 5 milhas para velejar do outro lado dela numa baia bem maior e como manda a Lei de Murphy eu só consigo sair na maré contra e vento contra, ninguém merece. E na hora de pegar a poita, vento forte de um lado e mare para o outro, alem de estar escuro, isso sim nenhum iniciante merece.

A navegada até o porto de Antonina, é feita a motor, uns 40minutos +/- só depois dá pra abrir as velas mas não é la essas coisas, canal estreito e muitos baixios e pedras.

Olha só o tamanho da bagagem, chega tudo isso e sai outro tanto, o barco ainda está uma zona tremenda.


Dia seguinte chegaram os amigos, ai ficamos com a lotação completa de 7 pessoas: 3 crianças e 4 adultos.
Aqui a Nadine e a Leandra 

Olha só como estava o mar. Mais calmo que isso nem água de poço e eu tentando velejar. O pessoal dos outros barcos que passamos a noite juntos estava tirando sarro dizendo que eu tinha muita fé que aquela brisa ia fazer alguma coisa hahaha



Já que não tinha nada pra fazer e com 3 crianças a bordo o jeito foi dar uma volta no botinho, claro que com o Mauricio remando.


Tai o trio parada dura


Ó só o tamanho do Mauricio dentro do botinho, só teve lugar para os peixes, o cara é esforçado hahahaha



E na volta, com vento de popa, armei a asa de pombo mas é uma coisa que não dá muito certo por aqui, pois sempre é fim de tarde e estamos um tanto longe do clube, então,,, "taca lhe pau marco" 3000 giros no motor voltamos voaaando baixo (?)

Já desmontando a asa



E guardando


E no outro domingo, feriado de 7 de setembro, fomos só nós, ainda na poita essa é a visão do clube a noite. E como dormir em barco dá um sono desgraçado de forte e cedo, cobrimos as gaiutas e vupt pra dentro. Lembrando que aqui ainda é inverno e dentro do barco com 5mm de abertura nas gaiutas dormimos com cobertor, ohhh delicia!


De volta à ilha do Teixeira, único lugar que sei chegar e ancorar fui dar uma volta com o Marco, limpar o casco até onde dava e bater umas fotos de alguns ângulos que ainda não tinha.

 Eu estava bem de frente mas a correnteza é forte e até essa nháca de telefone até carregar o app da câmera , ja era.


No Pier havia um pescador desembarcando uns peixes e fomos ver o que ele tinha, ja que para o Marco tudo é novidadea arraia pequena mas ele estava com medo dela e dos cachorros que la estavam. Começou só olhando e de longe, depois pegou confiança e pôs o dedo,,, eita;


ai, como não tinha nada pra fazer (isso a gente acostuma numa rapidez tremenda) não resisti e subi no mastro. Tenho instalado uma escada nele o que facilita muito além de ser muito mais seguro. Estão ai as fotos que faltavam de um Samoa 28,,, as de cima.


Modéstia ás favas,,,,,,, ficou lindão né? E quando algum profissional pintar decentemente vai ficar maravilhoso hahahaha


É nóis e o pequeno buda lá no trono enchendo a minha paciência que queria ir no botinho com o veleiro em movimento,,,,, um dia ele vai entender porque não dá.


Foi isso por esses dias, 2 velejadas boas, sendo que a do domingo dia 8/8 tivemos sol e vento fraco o que para mim está de bom tamanho pois já é difícil controlar o barco assim imagine com vento forte. Quando o barco adernou todas as panelas foram ao chao,,, de novo, nada fica no lugar poque ainda estamos estudando o comportamento do barco para ver o que tem que ter redinha ou tampa, aos poucos vamos arrumando e como diz o Cabinho, isso leva  mais de ano.

Por hora é só, um pouco mais de experiência e vivência a bordo nesses dias. Até a ilha do Teixeira já chegamos, agora o "desafio" é ir até Pgua, Ilha do mel e Guaraqueçaba. Parece ridículo para os experientes, para os experientes, já pra mim....

Acho que semana que vem o Moacir, do Everest, vai levar o barco de Porto Belo a Fpolis e eu ME convidei hahahaha Vamos ver quanto tempo meu labirinto dura em mar aberto.

Bons ventos aos velejadores e "táca lhe pau" aos construtores,

T+

JD

8 comentários:

  1. Jorge, velejo a mais de dois anos e ainda estou aprendendo, o negócio é:
    Segurança em 1° lugar e diversão em 2° o resto é resto.
    Parabéns o barco ficou lindo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walnei,

      Realmente é uma vida de aprendizado e todo cuidado é pouco ainda mais com criança a bordo. Vamos pegando a mão e cada pedacinho é uma conquista suada hehehe.

      Abraços

      JD

      Excluir
  2. Dúvido que com a mão agora no leme, vc feche os olhos e pense nos dias tarde e noites de lixa na mão e o corpo em cacos, pois sei o que te motivava era essa hora... Curta o momento amigo! Agora é a hora!! tudo que vir é o resultado de seu empenho, saúde a familia que sempre esteve ao seu lado e os amigos do outro!!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado Rodrigo valeu mesmo.

      Realmente penso nisso, olho para trás e penso no trabalhão que deu e onde estou hoje e,,,, valeu a pena.

      Mandar ver meu caro, agora é sua vez.

      Abraços e conte comigo.

      JD

      Excluir
  3. Olá Jorge e família querida.
    Bom saber que estão aproveitando os ventos suaves... e, aos poucos se adaptando à essa nova vida. Fico feliz ao ler seus relatos... e, imaginando que daqui a alguns anos terei história pra contar. Abraço forte e aproveito bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arnoldo,

      Estou acompanhando a construção do Gabi e espero em breve vê-lo na água. Verá que é outra vida, muito diferente da que conhecemos.

      Abraços,

      JD

      Excluir