sexta-feira, 29 de agosto de 2014

2a.Velejada e solo...

Salve, por aqui tudo na santa paz, então....

No "domingo", dia 20, fui continuar os ajustes e acabamentos no barco, a gente pensa que termina né, mas só começa a 2a leva de trabalho, isto é, a fase dos ajustes, mudanças e adaptações. tais como arrumar o leme, estava pesado pacas então desmontei a parte de cima e dá lhe lixa, até que melhorou mas não resolveu, terei que tirar o leme todo.

Tai a ponta do eixo do leme e ao lado direito as peças



Como a "listinha" está grande toquei o serrrrviço mas lá pelas 13h entrou um ventinho bããão barbaridade, larguei tudo e zarpei.

Se alguém tivesse filmado poderia até fazer parte de algum curso de vela para iniciantes, na lição "NUNCA FAÇA ISSO"

Mas eu tive a intenção de fazer tudo certo, se bem que o inferno esta cheio de boas intenções. Memorizei o check list, revi, etc etc etc, mas não adiantou, esqueci da metade e foi uma correia só no convés, mas fui, deu certo só não deveria ter tentado velejar no canal me arrisquei demais já que ia muito perto das pedras, risco idiota e desnecessário. Penso que os mapas de gps e cartas nauticas são para navios e barcos grandes, não para os pequenos, na ilha do teixeira tem uma baita pedra que nao aparece em mapa nenhum. Fica ai a dica pra não fazer m....


Num dos bordos cheguei a 7 nós mas até preparar a camera, ja era.... tem a foto ai de baixo hehehehe










Fiquei zanzando na baia pegando todos os bordos até tarde e o retorno foi assim digamos,,, +/- bom, mare vazante e vento de popa nao ajudaram muito além do que o sol estava em queda livre e nao queria chegar a noite no clube, ai sim seria o caos.

Caos não foi, mas quase. Na volta o vento aumentou, de popa, e as ondas também, de popa e mare vazante de proa, pra mim elas eram enormes, pra quem sabe velejar podia ser pequena, mas quem tem,,, tem medo né só deixei a mestra e pau na maquina, 3000 giros passando e sendo passado por ondas, a m,.. é que na descida da onda o barco vira e vc tem que corrigir de 5 em 5 segundos senão sei la o que pode acontecer, se bem que imagino. Como disse, pra quem sabe, poderia ser um mar pequeno, mas pra mim foi o maior que peguei então....

Ai cheguei no clube ainda com sol, e o vento havia diminuido mas ainda estava la pra me lembrar de não fazer isso de novo. Fiz 5 tentativas de pegar a poita, mas quando ia à proa o barco derivava e dá lhe manobra pra não ir pra cima dos outros barcos. Desisti da poita e pensei em lançar ancora, mas tive que ir laaaa na proa que fica a uns 3 anos luz da cana de leme numa situção dessas e o barco deriva de novo, dei corrente (tenho 50 metros) mas fiquei longe da poita e perto dos barcos,,,, nova manobra, acelera recolhe ancora, sai de perto dos barcos, volta pro canal, dá um 180 e aponta pra boia de novo agora com a ancora em posição de ser baixada, ai ficou mais facil ja que tenho controle dela na popa e proa,,, nesse meio tempo o cara do clube vendo meu desespero, foi lá me socorrer hehehehe Ufa, são salvo. Arrisquei sem necessidade, sorte de principiante, idiotice de principiante.

É isso, para uma 1a. (e ultima) veleja solo fiz o que queria, vento fraco, barco andando bem, refazendo as manobras que aprendi nas 2 instruções que tive, show de bola.

Fim de semana vamos dormir na Ilha do Teixeira, conto na volta.

T+

JD

7 comentários:

  1. Jorge, é assim mesmo, logo logo fica fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walnei,

      é,,, mas que aperta,, aperta hehehe

      abraços

      JD

      Excluir
  2. Jorge, isso é fichinha pra vc cara... um cara antenado e ligado em tecnologia somente a natureza mesmo para por a prova suas habilidades hehe.. mas como o Walnei disse... "logo fica fácil". Experiencia vem com a determinação e em vc isso tem de sobra!!! abraço e BONS VENTOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, tá vivo homem?

      Então, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ja vi que velejada solo é cagads... mesmo com experiencia rsrs

      abr

      JD

      Excluir
    2. Tô sim Jorge heheh... tô trabalhando duro aqui meu amigo, preciso fazer caixa para iniciar "meu brinquedo". Eu não sumi, foi vc que acabou a obra e junto foram as postagens semanais, mas sempre que tem uma nova, to sempre de olho, agora na saga "Vela e a a vida de iniciante" starring: Jorge Dias. rsrsrsr!!!

      Excluir
  3. Fala Jorge Blz...

    Campeão quando sair do Teixeira e estiver em frente ao porto de Antonina, já passa um radio pra marina para eles virem te pegar, eles são pagos para isso..

    Eu também passei vários apuros ali na hora de pegar a poita ,os barcos fica muito próximo um dos outros.

    Abç

    Nilson



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson,

      Pois é, foi um perrenge a manobra, vivendo e aprendendo hehehe

      abraços

      JD

      Excluir