terça-feira, 19 de agosto de 2014

1a. velejada da familia

Aqui começa o diário de bordo do veleiro Furioso. 

Já aviso que só sei que nada sei sobre velejar além de 2 aulas que tive recentemente para fazer um trajeto na baia de Paranagua e Antonina porque lá é bem complicado e tem que ficar atento.

Obviamente não pretendo ensinar ninguém a velejar, se seguir o que indico ou faço é por conta e risco hahaha. Quero apenas mostrar as aventuras e desventuras de um comandante novato e uma tripulação mais ainda mas com muita vontade e garra para um dia soltar as amarras. O planejamento está em dia e dentro da programação: O Marco na escola de natação, a Leandra no curso de arrais e eu estudando para capitão, essa é a fase 2 do projeto.

Então, na semana seguinte ao lançamento fiz 2 aulas com o André, velejador local que conhece toda a região e isso me deu uma tremenda segurança. Nessas saidas marquei no gps o roteiro e sigo andando em cima da linha já que foram marcadas na maré baixa e até a baia maior está safo, até já fomos sozinhos hehehe. Tô ficando abusado, ai baixo algumas fotos.


Pra quem não conhece Paranaguá e Antonina ai abaixo onde é que fica. Nos fundos da baia.



1a. velejada da familia, olha so o mar! Piscina pura. E o Marco já tomou conta do cockpit, ele pensa que irá ficar ai quando içar as velas hahahaha
Por falar em içar velas e velejar, pensa num cara atrapalhado.....





Dia nublado, frio paca, pé congelado e sem vento, olha só a posição da bandeira.


Infelizmente o leme ficou pesado, extremamente pesado, pois tenho que pilotar com as pernas para mudar o rumo, isto é,,,, corrigir o rumo.













Agora está com nome hehehehe
Esse é o quintal de casa, o fundo da baia

 


E esse é a entrada, tem que passar o porto de Antonina, uma baita baia, porto de Paranaguá e depois chega-se ao canal de saída pela da Ilha do mel, a tão temida Galheta. A galera de lancha tem mais segurança pois passa rápido no estofo, já de veleiro.........

Enfim, no domingo dia 16 fizemos a 1a. saída da família buscapé, aprendi algumas coisas a mais portanto já to craque hehehe
E no domingo dia 17 (sim, pra velejador todo dia é domingo) subi as velas e navegamos uns 30 minutos mas depois o vento miou geral. Esse fds promete, vamos por lotação máxima no barco, ja está com 400L de água e uns 40 de Diesel, a linha d'água já era, terei que subir uns 10 cm a venenosa.

Impressões do 1o. fds:

Mesmo após 2 semanas na água, ainda não caiu a ficha que o barco está pronto, na água e que é só ir velejar, putzz,,, será? É que a gente fica doutrinado na obra, pensa-se 24x7x365 na construção pois é um ritmo alucinante se você põe data para terminar e claro que essa data passa. 

Quando dentro você começa a ver o barco de outra forma onde agora tem estofado, panelas, roupas e que você não pode nem pensar em usar sika ou resina ou tinta ou dar uma lixadinha a bordo senão vai caminhar na prancha rapidinho mas o instinto de construtor ainda fica brigando dizendo, arruma ali, acerta aqui, fura ali, porque não fiz essa guarnição maior? e por ai vai. Mas as coisa vão se acalmando, agora tenho que arrumar minha casa que ficou um tempão sem manutenção, meu jardim, os carros, as lampada queimadas etc.

Os períodos que naveguei a vela foram emocionantes, o silencio é muito bom, mas aquelas malditas fitinhas teimam e não ficar paralelas no contra vento, uma hora atropelo um navio sem ver tamanha é a atenção dispensada a elas.

Num dos domingos, acho que do lançamento, quase atropelei um cara de kaiak, ele estava onde não devia e o dog house escondeu ele, foi por pouco, agora quando saio baixo o dog completamente e as vezes tiro do convés. rsrs Nóia de principiante, uma hora passa, se bem que a Lê fica de olho também. 

O mais "assustador" foi a 1a. noite a bordo, acordávamos de hora em hora por causa dos barulhos da água no casco, sabe quando vc está enchendo uma vasilha de agua,,, mesmo barulho, pulei da cama, fui em todos os registros, paineiros, bombas etc, mas tudo normal, temos alguns vazamentos que vou sanar ainda essa semana. O barco ficou em casa 2 meses sem o teto do estaleiro e nem uma gota, quando foi pra água apareceu uma cascata de água sob a catraca de cabine de bombordo,,,, impressionante a sacanagem da água. Nesse fds arrumo isso, o leme e uma vigia que nao sei por onde esta passando água também. São os ajustes que já me disseram, serão eternos hahaha.

Por enquanto é só pessoal , até a próxima,

Bons ventos

Jorge, Leandra e Marco






4 comentários:

  1. Postagem dia 19 e hoje 24 e sem nenhum comentário??? como assim??? hahaha.... o povo tava acostumado a seguir a construçção, me incluo em "o povo", e como foi finalizada e tinha la uma frase que ia dar fim no blog nos ultimos posts o povo acreditou de verdade, Jorge, estamos mal acostumados a te seguir aqui, então quando vc disser alguma coisa aqui, por favor, cumpra, mas deixe o novo link rsrsrsrsrs....
    Cara parabens pela construção, o projeto é explendido, mas muita coisa, muita afinação fica a cargo de quem o executa, fico aqui lambendo o meu e como ja lhe disse falta pouco, somente alguns ajustes pessoais para entrar de cabeça, o chute ja foi dado... agora não tem mais volta... mas aqui no blog tem volta sim, toda semana, sempre procurando novidades em suas postagens... ponta firme ai, sucesso nessa fase 2... vida longa e sucesso pra família inteira ai que sempre te apoiou, lembre-se, não esqueça da gente rsrsr, estamos sempre aqui de coruja só espiando. Abração, Parabens e Sucesso!!! Rodrigo Fidelis - Samoa 28 em fase de inicio de execução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodrigo,

      Obrigado por todos esses anos de incentivo, são fundamentais para quem está construindo.
      Darei continuidade ao blog no formato acima, mas nao com tanta frequencia pois velejar requer deslocamento, ventos etc ai nem sempre dá.
      Estou esperando o seu blog, para eu dar meus pitacos hehehehe.

      Abraços,

      JD

      Excluir
  2. Parabéns!! Jorge, O furioso ficou lindo!!.Estou muito feliz em saber que você esta curtindo muito junto com a sua família.Espero um dia podermos ancorar o FURIOSO e o CAPRICHOSO lado a lado ,para conversarmos sobre as nossas aventuras na construção e das futuras velejadas.
    Um grande abraço e bons ventos.
    Dimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dimas,

      Logo o Caprichoso estará na água e estaremos a contra bordo com o Baleia também, e estão chegando mais 2, o Brava (samoa 34) e o Belo (Bruce 44). Já avisei o Junior do Bruce que as festas serão lá hehehe.
      O Caprichoso esta ficando maravilhoso, parabens.

      Jorge Dias

      Excluir