quarta-feira, 10 de junho de 2015

JIC - Fnalmente navegando em mar aberto

Então,

Finalmente saí para mar aberto sem alguém experiente a bordo, fui de tripula no Marina IX, um Delta 26, do Reges amigo de poita, até Joinville . Eu não era o comandante, então não tinha que pensar muito porque quem manda no barco é o comandante e ponto final, senão é motim e vai andar na prancha.

Eu e o Reges somos novatos, ele tem um pouco mais de tempo e manja melhor de velas e o cara estava ligado em 220v para essa viagem. Quando você tem um skipper ou alguém com experiência a bordo, a ansiedade e o medo não aparecem, porque se der merda, mesmo como comandante, você olha pro cara e diz: "Assume ai, o barco é seu" hahahaha mas no nosso caso e nessa viagem, os 2 eram iniciantes e sem experiência em mar aberto. Só lembrando: Antonina fica no fundo da baia e pra vc pegar mar aberto tem que chegar na boia 1 distante 27 milhas, aprox 5 a 6 horas no motor dependendo da maré, no vento nem conto, porque se tiver,,,,, é contra.
E pra chegar na Boia 1, é bom sair na vazante e com tempo bom, porque senão o bicho pode pegar e como somos iniciantes.....


Como podem ver, é bem longinho.....


Então, sair no canal da galheta em condições boas é o ideal, mas tem gente que passa por lá até dormindo,,,, eu não.  Na foto acima o que está em azul escuro apos a Ilha do Mel é baixio, por isso temos que ir la na pqp para poder virar pro norte ou sul ou em frente pra ir pra Africa e na foto abaixo está o canal tendo direita a ilha da Galheta e a esquerda a ilha do Mel,



E fomos chegando...


E passamos,, hahahaha,,, olha so a calmaria, putzz, maior sorte

Aí foi a minha vez. Como o Delta 26 tem o escapamento para trás, na popa, o movimento do barco faz com que a fumaça volte, no voo chama-se rotor, e vim respirando essa porcaria até ali.

Como o vento estava de popa, abrimos as velas em asa de pombo, isto é,  uma pra cada lado e você fica com um paredão branco na frente te dando tchau,,,,,, vai pra direita, vai pra esquerda, vai pra direita, vai pra esquerda não tem pra onde olhar a não ser pra trás ou para os lados.


Olha só a posição da bandeira. Mesmo no pouco tempo que o motor esteve ligado após a boia 1 a fumaça vinha direto e não do rotor do vento (redemoinho)

E tái o resultado, após 3 hugos, as forças se foram e fiquei em estado lamentável, imprestável. Já imaginou isso acontecer comigo com a Leandra e Marco estando a bordo? Pior que isso é se a Leandra também passar mal, ai ferrou.

Mesmo como baixa na tripulação, ainda tinha forças para apertar a tela bater umas fotos, algumas foram do Reges.


E o sol começa a se por, e a ansiedade começa a aumentar. Dois novatos navegando a noite? Ixi, linha da vida a postos, coletes no costado, lanternas na mão, gps portátil na mão etc etc etc....


E como a adrenalina me cura de todos os males, ja estava melhorzinho nessa foto, até consegui olhar meu gps....


E o sol estava indo.....


E as 17:40,,,,, foi. Por isso se come muito em veleiro, anoitece muito cedo, a janta sai cedo e também, as vezes dome-se cedo, senão come de novo pra fazer o sono chegar hahahaha.



Navegamos muito bem durante a noite, céu estreladíssimo e o vento rondou, rondou e tivemos que ligar o motor. A entrada da baia da babitonga foi meio tensa mas sem sustos. Lá dentro, as vezes não sabíamos se era um navio ou as Piramides ou a Torre Eifel, porque no meio de tanta luz, e fortes, você se perde e não identifica o que está na frente. Por obra de Deus, estávamos fora do canal, sim, porque lá tem boia verde e encarnada por todos lados, e nisso vimos uma luzinha vermelha, sim, luzinha, vagabunda, pequena, de cor mais pra laranja que vermelha, ai nos demos conta que era um puta navio passando. Estávamos longe e em segurança, mas um pouquinho mais pra frente a coisa ia ficar complicada, por isso vou comprar um AIS logo. A luz de navegação do meu singelo barquinho é muito melhor que aquela porcaria que estava num barco daquele tamanho, se a luz de navegação era assim imagine o resto.

Bom,,, voltemos: Como o JIC tem convenio com a Marina Capri, e estávamos perto, chamamos no rádio para atracarmos e passarmos a noite lá,,,,, claro que ninguém respondeu e acabamos por ancorar em frente ao museu do mar.

Lá pelas 8h da manhã escutamos uma puta buzinada de navio, mas pensa numa buzina alta. O Reges pulou pra fora em 1s e estava tudo fechado com neblina não dava pra ver nem o barco pirata perto de nós, mas durou pouco as 9h zarpamos, conforme foto abaixo.


 E fomos navegando tranquilamente na baia de Babitonga, muito linda por sinal, mas tem os canais a serem seguidos e muita marcação de perigo. Lá pelas tantas o Reges disse que eu nao deveria olhar muito para o gps, tinha que ser navegação visual e desligou o gps para ver o que eu fazia. Ele disse vai para a boia verde...... bom ele era o comandante e prontamente obedeci puxando o leme direcionando o barco para a boia verde e já dizendo,,,,, "ok, voce desencalha" hahahaha. Ligou novamente o gps e viu que tinha um baita canal a ser seguido e era em curva, se fossemos reto iriamos encalhar. Há lugares que pelo tamanho na carta nautica não passam 2 lanchinhas dessas ai em baixo de tão estreita que era. E assim chegamos no visual do JIC, Joinville Iate Clube.



Algumas lanchas básicas para se iniciar no mundo náutico


E ai estamos, já amarrado ao trapiche, apos 20h de navegada desde a poita em Antonina

Uma excelente oportunidade para aprender a navegar, mas fazer uma travessia como tripulante é uma coisa, outra é ser o comandante.

Espero ainda esse ano fazer uma tantas viagens pra la, para dimensionar melhor o Furioso e pegar a mão em mar aberto mas ai com a Leandra e depois o Marco.

Por hoje é só

T+

JD

5 comentários:

  1. Aí amigão!! Mas, um tempinho e tô começando a treinar nessa tal de travessia!
    Boa sorte!
    Vc vem para o verão?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai Marcos,,,, o Piá está progredindo hein! Manda ver.

      A ideia é ir apos dia 7 de Dezembro na primeira janela possivel.
      Te mantenho avisado.

      Abraços

      Excluir
  2. Legal, heim Jorge!!
    Mar aberto é muito bom!! Vocês devem conhecer o Rico Floriani, aí da Babitonga...que tem uma pousada (Pousada das Águas) em SFdoSul. Tem tb um blog : veleirohoje.blogspot.com.br. Gente muito boa!! Recomendo, já que estão na mesma região!! E a troca de informações é imprescindível!!
    Bons Ventos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Quando saimos a mar aberto é um "evento" hehehe.
      Só conheço o Rico pelo blog, pessoalmente ainda não mas logo estaremos por lá mais frequentemente então não faltarão oportunidades.
      Obrigado pela visita

      Abraço

      Jorge dias

      Excluir
  3. Retificando: Pousada Canto das Ondas. E não como escrevi acima.
    sorry...

    ResponderExcluir