quinta-feira, 21 de abril de 2016

Os Goles....


Olha só,,,, 

Muita gente mostra no face, blogs, instagran etc, somente os goles,,,, mas os tombos guardam a 7 chaves hahahaha

 Eu tento mostrar o dia a dia quando tenho fotos, tipo o meu encalhe na volta da Ilha dos Papagaios, encalhei ué, e dai cagada minha.

Mas como também sou filho de Deus, AQUI VÃO OS GOLES......

No feriadão de Abril, sem combinar nada e apenas perguntando se alguém ia descer ou não conseguimos reunir 7 barcos numa só âncora pra fazer um xurras comunitário,,,, como esse pessoal bebe, meeeeu Deus!


Quando sai para dar um rolé com o Marco, consegui fazer essas fotos no botinho.



Cada barco tinha um botinho e atrás pena que não subi no mastro pra bater umas fotos, ia ficar bonito, num deles enchemos d'água e virou uma piscina,,, diversão certa.



Fica um emaranhado de peças de barco que eu via a Leandra mas não conseguia identificar em que barco ela estava,

Naquela noite rumamos para a ilha cotinga rasa, em vermelho abaixo, lugar extremamente calmo que infelizmente não tenho foto. Pernoitamos lá com um calor dos infernos até o meio da madrugada e pela manhã, com um ventinho de Sul soprando, Furioso e Teimoso zarparam para dar uma velejadinha.



Como o vento estava variando de força e direção a todo momento, vi que a "velejada" ia miar e decidimos dar a volta na Ilha do Mel, saindo pela Galheta e entrando pelo canal Sueste. Gosto desse passeio porque passa pela pauleira do canal, pega mar aberto sempre mexido e está a 1h da salvação, caso dê algum problema no barco ou nos tripulantes.

Na saída, passando pelo monumento à corrupção do governo, pouco antes do canal da Galheta a Boreste (quem conhece sabe), ouvimos, pelo rádio, nosso amigo André e o convidamos para ir conosco dar a volta na ilha, O cara manja bem e é bom ter mais experientes por perto mas ele recusou e disse que já estava indo embora, insistimos novamente mas recusou.

Ai, nos aproximando do canal a Leandra já arregalou os olhos e fechou a cara, é difícil ela fazer isso, só mesmo quando a coisa fica feia. Digamos que o canal não estava assim ééé "muito amigável" pra não dizer uma merda. Havia um baita vento sul entrando (Tóiinn!!!) mas avaliei que ainda dava e seguimos, o Furioso e o Teimoso do Mauricio e Vera, só faltou o Relax para fechar a Flotilha "Temperamental" kkkkk
Pra quem não conhece o famigerado Canal da Galheta é ali na ponta da seta preta na imagem abaixo.
É um canal que te leva pra fora dos bancos de areia que estão beeeem ao lado (ambos),passando a boia 1 (onde virei a bombordo) ja está safo.
                               


E o caldeirão começou a ferver, essa é a sensação que temos quando passamos ao lado da ilha da galheta, bem no canal. Ohhh lugarzinho chato, as ondas vem de todos os  lados e grandeinhas, aliás   muuuito grandes, na minha singela avaliação. Ai sim a Leandra ficou preocupada e já meteu a boca disse que ia dar merda. Putzz, isso me deixa muito puto da vida dizer que vai afundar não resolve nada. E a coisa piorou, pqp !!. Quando passávamos as ondas, elas eram tão grandes que a proa ou fazia um baita bigode ou enterrava o bico na água, numa delas a água subiu até a gaiuta principal, ai a Le quase teve um chilique, mas nada é tão ruim que não possa piorar. Ok eu poderia ter diminuído o motor, mas queria sair dali rápido.

Na maior onda que pegamos (eu acho) o barco não subiu,  escalou a parede e desceu feito uma martelo sem cabo. Caaaara pensa num barco despencando da onda e um puta barulhão quando achou água.  A queda foi tão grande que a espuma começou ao meu lado, e olha que estava na cana de leme láááá atras do barco, deu uma bordoada que pensei que ia achatar o casco. Olho para o lado e o Teimoso também estava no ar e em seguida desceu com tudo, Ohh visão do inferno, no youtube é mais divertido, quase deu pra ver a quilha. Depois o Mauricio me disse: "cara,,, o casco do Furioso está bem limpinho" kkkk

E nós ainda na pauleira mas já passado o canal ouvimos o André chamar no rádio o Iate Clube de Pgua seguidamente,,,,, é óbvio que ninguém respondeu, disse que estava fazendo água e nada do IAP responder, ai emitiu o código de perigo e o povo ajudou, chama daqui, chama dali e fazendo água no barco. Já estávamos lá no raio que o parta quando começou o pedido de socorro e estou com problema no cabo do rádio externo (só consigo ouvir la fora) não conseguia conversar com ele e além do que entrar na cabine era suicídio. 

Passado um momento o Andre avisou que conseguira estancar o "furo" e seguiu para Antonina. Bom,, passado o susto dele e a preocupação nossa com ele, lembrei do mar a nossa frente e já virando a bombordo na boia 1 seguimos para o lado norte da ilha para entrar pelo canal sueste e a Leandra já puta da cara. Sim o mar estava mexido (um pouco), tinha um ventão, mas de popa e as onda crescendo, mas tudo "dominado". O piloto ficou zureta e tive que desligar, levei na mão até passar a entrada do Sueste.

Ai ouvimos outro chamado de auxilio, no rádio. Um lancheiro estava parada na ilha Currais (acho ue umas 15 milhas) com uma lancha 37 pés chamando o Iate Clube de Guaratuba, pedindo instrução para entrar na barra porque ele não conseguia navegar com aquele mar e queria se abrigar lá. O cara de Guaratuba disse que não seria fácil para quem nunca havia estado lá. O lancheiro disse que nao conseguia avançar por causa das ondas, que estava indo a 5 nós no máximo (e eu num veleiro a 6 nós). Acho que nenhum de nós deveria estar lá, mas....

Ai o cara de Guaratuba disse pra ele voltar a Pgua, que pegaria o mar mais "calmo" já que estaria a favor do vento e das ondas e nisso o lancheiro disse que passar na galheta estava impossível, ai sim a Leandra teve o chilique, porque ela teve certeza que não deveriamos estar ali "passeando".

Depois disso não ouvimos mais o lancheiro, como não vimos nada na mídia escrita, falada e fofocada, acho que não afundou, deve ter ido devagar e chegou depois de muito perrenge.

Mas não só issoooo,,, nesse meio tempo lá no Teimoso o enrolador de genoa, teimava em não enrolar e o vento sul apertando cada vez mais e nada de recolher uma baita genoa 150% que o cara tem. Não deu outra, a Verinha foi pro leme e o Mauricio foi de proeiro segurar o boi bravo e ver o que tinha acontecido e tentar recolher a genoa na unha com um mar, digamos "agitadinho" e um ventinho de entrada de frente fria, so isso. Ele está vivo,,,,, e bem, meio zonzo ainda, mas vai se recuperar, o cara é forte, acho que não ficarão sequelas kkkkkkk

Mas voltando à minha situação não tão confortável também.

Como era vento sul e ondas quase que a favor também, a todo momento íamos a 9 ou 10 nós nas surfadas, bem divertido, adoro fazer isso mas não alertava a Leandra para ver o tamanho da onda que estava chegando, do tipo que não deixava ver o MASTRO do Teimoso que estava perto e descíamos tudo aquilo,,, ohhh trem bão sô. Tem gente que não gosta de entrar pelo sueste com vento sul, que tem onda grande, polvo gigante e redemoinho, disco voador etc, não que eu entenda alguma coisa mas até agora tivemos sorte e olha que já peguei vento de 25 nós entrando na galheta, mas claro que nesse dia estava com Marcelo, o skiper que me levou e buscou em Porto Belo em 2014. Enfim, entramos pelo canal sueste super tranquilo, ai tudo passa, o vento acaba (pra variar) a Leandra volta a respirar mas continua de cara fechada e o Marco vem pra fora pra saber se já chegamos porque ele quer brincar e eu também volto a respirar e tento fazer o batimento cardíaco baixar de 200, foi legal, mas a Leandra disse que não é a praia dela, então travessias ela não vai por enquanto. Quando ela acostumar mais com o barco e pegar a mão tudo se resolve.

Rumamos para a Ilha das Peças novamente, eu lá no paiol, tranquilo, (fazendo manutenção) ouvimos uma voz perguntando se tinha cerveja a bordo, olhamos ao redor e não vimos barco encostado no Furioso. Por fim é o maluco do meu vizinho com a filha de 9 anos (Mauricio e Sofia) na água. Foram nadando da margem até o barco, olha só a distancia na foto e a Sofia, lá, firme e forte. Desci o botinho e fui buscar o resto da turma para a visita.


Após a visita levantamos ferro e preparamos o retorno. O Marco, tentando entender porque puxar um monte de corrente e um baita ferro na ponta, ele so diz "ahh tá"



Essa é uma das poucas praias , distante quase 25 milhas da minha poita, chegar até aqui é um evento.



Na saida, lembrei que havia uma prainha na ilha do mel que ainda não tínhamos ido e fui la ver profundidade local etc. No caminho vem um jet voando baixo em nossa direção e nada do cara desviar. Chegou bem perto e parou, ai pude identificar o Rogério, outro construtor de Samoa 28 em casa, ele esta fazendo um igual (?) mas de espuma, beeeem leve. Vai ficar um canhão nas regatas. Tai as fotos do casal.

Amarramos o botinho e jet na popa e fomos conversando. Mostrei o barco pra esposa dele que comentou do fogão. o Rogério disse que não teriam a bordo, porque não precisava etc e tal, ai eu disse que fazer um cafezão com pão de queijo no inverno era tudo de bom. Foi o suficiente para ELA mandar ele comprar o fogão hahahahaha




Esse foi o feriadão, muito bom, cheio de atividades, comidas e festas. Você sai da obra do barco mas a obra não sai de você e a todo momento fico vendo o que dá pra mexer e melhorar, mas nesse fds não fiz nada só fiquei nos GOLES.

T+

JD


7 comentários:

  1. Admiro pessoas que realizam seus sonhos tbm sonho em velejar veja meu blog www.catapet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Admiro pessoas que realizam seus sonhos tbm sonho em velejar veja meu blog www.catapet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginna,

      Obrigado pelo incentivo, podemos realizar os sonhos de um modo ou de outro, nao desista dos seus.

      Muito interessante teu blog, parabéns.

      Abraços

      JD

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Airton,

      Que nada, estamos a toda preparando o fim do ano e o zarpe definitivo.

      Tenho ido pouco ao barco por conta do clima mas ja tenho uns posts prontos só falta oportunidade pra editar ja que prá fazer bem legal vão horas aqui no teclado.

      Logo atualizo ;

      Abraços

      JD

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir