quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Ferias 14/15 - Noticias da travessia

Então, sobrevivi à travessia, vaso ruim não quebra fácil.

Feliz 2015 a todos e que tenhamos um bom ano pois até agora está tudo bem, mil maravilhas só porque estou ha semanas sem ver televisão e te digo que é uma terapia excelente, nada de noticia ruim, assalto, estupro, assassinato, roubo, cabeças cortadas, desvio de dinheiro é só fazer como a avestruz: Pôr a cabeça no buraco.

Muitos anos atrás recebi uma amiga de São Paulo e fomos jantar em Santa Felicidade, no estacionamento do restaurante ela olhou pra cima e disse: "Nossa! Vocês tem estrelas"......" fiquei olhando com cara de paisagem, não entendi muito bem mas,,,,,,

As férias começaram no domingo dia 14/12, levei o barco a Porto Belo juntamente com o Mauricio (Meu vizinho), e o Marcelo, um skipper de Paranaguá.

Foram 26 h de navegada com vento sul e mar na cara, dava para esperar? Dava, mas eu queria ver o mar agitado e não estava assim ameaçador. Lembram de um post atrás onde o titulo era "Mar em fúria"? Pois é, a vida passa e o tempo voa e se a situação piorar, basta mudar a escala que fica tudo bem. Segundo o comandante Marcelo, de 0 a 10 o mar estava 6, por isso concordei em seguir, nada mal para quem até hoje pegou só baia com ondinha e ventinho. Passamos por Pguá para pegar o Marcelo, claro que errei a entrada havia anos que não passava por la e ainda assim somente uma vez. Como canal é estreito as lanchas passavam raspando e numa dessas quase encalhei, em outra um sujeito passou naquela velocidade que faz mais onda que o normal e quase dei um nó no mastro de tanto que balançou o barco, mas tudo bem, basta ignorar nunca mais vou ver o elemento. Chegando à Marina ele havia deixado uma vaga para EU estacionar,,,,, de RÉ. Só lembrando, manobras com cana de leme tem os comandos invertidos, sorte que consegui de primeira e sem nenhum arranhão no vizinho, vivendo e aprendendo.



Saindo de Pgua


E o Mar estava assim



Nunca havia estado no canal da Galheta e lá chegando vi que (naquele dia) a coisa mais parecia uma panela com água fervendo com ondas de todo lado mais as dos navios que iam e vinham como os carros na rua de casa. Em algumas ocasiões tivemos ondas correndo pelo convés quase destruindo o dog house (para brisa do barco) entrando água pela gaiuta principal (a porta de entrada) e o mar aumentou e o barco começou a bater de frente nas ondas.  Não fosse o jarbas, bimini e o dog house eu teria voltado, com ou sem skipper porque a coisa ficou feia. Ahh, o Jarbas é o piloto automatico que havia instalado 3 dias antes que na foto abaixo está tirando uma soneca enquanto o Mauricio vai pilotando na saida de Paranaguá até a Ponta do Poço.



Para essa viagem tomei o strugeron 75, e fui ficando com um sono desgraçado de pesado, nao sei se pelo cansaço, pois não dormia direito ha 10 dias por causa dos preparativos das férias ou se era a ansiedade mesmo, não quis arriscar e tomei o comprimido.

Virando a boia 1, que fica prá lá da pqp, o bicho pegou, o vento estava de sul/sudeste e o Marcelo levantou e foi no mastro mexer na capa da vela mestra, desamarrou a genoa e eu só olhando não acreditando que ele ia abrir as velas naquela condição e abriu as duas, só ali ganhamos 1,5 nó de velocidade, mais de 20% de rendimento e pau na maquina, barco adernado, popa ao nível da água e a proa subia uns tantos metros e descia com tudo as vezes enterrando o convés todo sob a água Nunca vi o Furioso navegar tão rápido. Eu estava tranquilo, o Marcelo não iria seguir se não estivesse seguro da situação. Segundo ele as velas ajudam a dar estabilidade ao barco nessas condições.

Aqui tem um botinho passando








É impressionante como é de difícil a impossível simplesmente andar dentro do barco, TUDO sobe, desce, direita, esquerda parece um liquidificador em 220v força 10, cozinhar era impossível e a geladeira cheia, beber água, só de garrafinha, comer,,,,,, nada só bolachinha havia comprado escondidinho de carne moída, Penne e lasanha prontas, era só assar, acho que ainda tenho umas caixinhas.

Haviam 90 litros de diesel, mas meu marcador é da idade da pedra e com o mar mexendo daquele jeito era impossível saber ao certo quanto tínhamos no tanque e fomos na sorte mesmo. Já perto de enseada em são chico eu queria parar mas o Marcelo disse que chegaríamos tranquilo já que também havia um pouco de vento. E não é que deu certo.

Lá pelas 3h da manhã o mar se acalmou e agora a cada 3 ou 4 ondas ele dava uma batida na forte na água, mas pelo menos eu já conseguia andar a bordo, ir no banheiro e ver os números do gps o que antes era impossível. Ai a viagem ficou gostosa, ora com chuva ora com lua ora com estrela cadente,,,,,,, estrelas, ai me dei conta que ha muito tempo não via a Via Láctea, sim,,,, nós ainda temos estrelas. O Mauricio dizia que não precisava do strugeron,,,,,, bom, vocês já conhecem o resultado de quem diz isso.

Próximo a Itapema achamos um jet ski à deriva, fiquei preocupado com o piloto mas as 2 chaves estavam no porta luvas e havia uma NF de bateria, ai ficou mais fácil achar o dono. O jet havia "fugido" da rampa uma marina de Porto Belo, aquela situação né: o cara chega, deixa do lado e vai embora......  e foi.

Tai a Filmagem,. hehehe





Com o dia claro, sol forte, vento enfraquecendo e motor a 2500 rpm chegamos a Porto Belo (com diesel sobrando). Minha primeira travessia, para alguns um "tirinho" mas para mim foi como ter dado a volta em meio mundo,,,,,,,, sim meio, porque ainda tem a volta hahahaha.




Domingo seguinte, 14h, Dia lindo de sol, nao muito quente mas já sem vento que movesse o barco. Chegando a Porto Belo


Aqui alguns dados da viagem, a velocidade Maxima voi devido a alguma surfada ou rajada, show de bola.

Ja devidamente ancorado na proa e popa, ai dá pra relaxar né?

Agora é atualizar a lista da "reforma" que tenho que fazer a bordo. Nada complicado mas tem uns melhoramentos que se fazem necessários.

Logo postarei os dias das férias, tem muita coisa pra contar o que toma um tempo desgraçado, além disso estou muito ocupado fazendo NADA.

T+

10 comentários:

  1. Jorge que legal ler o relato da sua travessia, como tudo isso é novidade ainda, o lado bom é a diversão aliada ao aprendizado né..... Bons Ventos e um Feliz 2015.
    Abraço.
    Rodrigo Fidelis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo, obrigado.
      Mesmo que passe de novo no canal, será "novidade" pois o mar nunca é o mesmo. rsrs.

      Abraços

      JD

      Excluir
  2. Nada mais justo ficar sem fazer nada por uns dias depois de 5 anos de pauleira né não Jorge?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Comandante,
      Estou na colheita de todo o trabalho feito nesses anos, está indo bem mas requer alguns ajustes que darão mais trabalho hehehehe
      Coisas da vida.

      Abraços

      JD

      Excluir
  3. Muito bom,,, como sempre.... agora é "Jorge Dias e Dias viajando"....

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Jorge, muito legal a sua empreitada. Também estou construindo um veleiro (pop25) queria ver se existe a possibilidade de uma visita ao seu barco já que você está aqui perto em Porto Belo.

    Bons Ventos

    Marcelo Schurhaus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Claro que sim, te mando email em PVT para combinarmos

      abraço

      JD

      Excluir
  5. Salve Jorge... Legal a experiencia... boa narrativa, e aí enjoou?
    Li um artigo muito legal na Náutica Sul sobre a sua empreitada da construção do FURIOSO. Parabéns
    Para quem ainda não leu... vale a pena.

    http://www.nautica.com.br/nauticasul/nautica-sul-janeiro-2/

    Marcelo Gilberto

    ResponderExcluir
  6. Ola Marcelo,

    Para essa viagem, por via das duvidas, eu tomei o Strugeron mas depois nao mais e tenho me dado bem, exceto se ficar muito tempo dentro do barco, ai a coisa fica feia hehehehe.

    Vi a reportagem ontem, estava em viagem e smartphone e' horrivel para isso.

    Abraco,

    JD

    ResponderExcluir