Então,
Quase 1 ano de vida e o barco foi pra terra pra manutenção, as únicas obrigatoriedades eram trocar o óleo da rabeta por baixo e o anodo. A 1a. troca é bom fazer fora da água para tirar o óleo por baixo, caso haja resíduo de limalha sai junto porque retirar por cima não é garantido.
De resto, não que estivesse precisando mas estava ansioso para ver em detalhes de como estava o fundo, o Hélice, a quilha, os registros, etc. Mexi no leme de novo, desta vez estava prendendo na bucha de cima e havia o problema da carreta também pois o dono iria usar por um longo tempo e tinha que ser agora ou só em setembro.
Nos dias com chuva (muitos) e a noite eu trabalhava dento dele, revisando, apertando e limpando o mofo, sim mofo, como aparece, tem que passar pano com vinagre periodicamente senão começa a ficar escuro e feio, além do mal cheiro.
O pessoal diz simplesmente que a cada x tempo é só "repintar" o casco,,, quem diz isso, assim, tranquilamente, acho que nunca fez, ou pagou pra fazer, ou é masoquista né. Ahh claro, se fizer do modo certo, senão realmente é só "repintar".
Lava, lixa, lava, lixa, tira TODA a gosma, empasta a lixa, lava com água doce e detergente, AÍ SIM começa a pintar, fácil né? Nem vou descrever em detalhes porque meu braço, costas e pescoço ja se manifestaram, então fica a dica. Fazer do modo certo não é fácil não, e se alguém te cobrar uma fortuna não reclame pois o negocio é simples mas é foooooda, entendeu né?
Bom, a foto abaixo é de como ele chegou, mais careta impossível né?. No lançamento, quando decidi (decidi?) esse fonte de letra do nome, nem me toquei, pois estava concentrado no tamanho e como só trabalho com essa no excel, foi essa mesma. Mandei plotar por email e passei 7:45 da manhã na empresa pra pegar e sai correndo, isso foi em 9 de agosto do ano passado. Tá, ficou digamos assim,,,, boa, cumpre o que promete. Eu também havia mandado fazer a faixa lateral, mas não houve tempo de pôr nem o nome, imagine a faixa que toma horas pra nivelar. Outro ponto que fará diferença é o tamanho do berço onde está apoiado o barco, vejam que é alto.
Pra esconder a bagunça, fiz essas portinhas a boreste (lado direito do barco), correndo por 3 trilhos esculpidos na madeira, obra do meu amigo Zilmar. E colocar isso no lugar,,,,,,,,, foi o cão chupando manga, ainda não acabei,,,, é claro, mas ficou bom.
o dia do lançamento, fiz a pintura do fundo ultra rápido, sem experiencia, fazendo as maiores barbaridades, até que ficou bom, mas desta vez, fiz com calma sem ninguém me interrompendo (ahh,,, isso é outra historia pra mais tarde). Então, na foto abaixo é a mufla do buraco da rabeta, estava solta e presa somente por pressão da borracha, agora tem muuuita sika e passei a venenosa em toda ela para não deixar frestas e melhorar a hidrodinâmica, agora acho que ganhei uns 5 nós de velocidade, só ai, hehehehehe
E Tchaaaan,,, ai está o (ainda novo) Furioso, com a lista, fonte de letra nova, costado de boreste finalmente lixado mas com a lixa 240, falta a 400, 600 e 1200 que ALGUÉM ira fazer, que com certeza não serei eu, jamais.
E aqui, preparando para o retorno à poita
E foi,,,,,,
Mas somente até aqui,,, putzz. O berço era a versão grande e faltaram uns tantos centímetros para ele boiar, e ficou ali mesmo, só na maré do dia seguinte foi pra poita.
E no fds seguinte fomos pro barco pra terminar de arrumar. Tai o Marco ja aprendendo o oficio, lavou a louça toda, sem quebrar e ainda com a água salgada, apertando o pedal da bomba.
E como no mar (e no inverno) anoitece cedo, 7h da noite ja estava pronta a janta e seguimos sem fazer nada, lendo, brincando e descansando. Nesse dia fomos dormir as 22h e acordamos as 9h da manhã, quase 11h de sono hehehe. Dormi bem porque estávamos na poita senão acordaria de hora em hora.rsrs
Se nós acreditássemos nessas previsões de tempo, não teria voado de parapente, saído de moto, mergulhado e tantos outros passeios que insistimos em ir contra e o tempo ajudou um bocado.
Nesse domingo havia um passeio de caiaque em Antonina, aproximadamente uns 40 ou 50
E foi isso no ultimo mês, nada alem trabalho e esse único dia de folga. Não é que veleiro dê trabalho, sim dá, mas nem tanto, é que eu não havia terminado a obra quando ele foi pra água ha um ano então todo fds fico arrumando ou terminando as coisas. Nem sempre fica como eu quero, então refaço e nisso vai o tempo. Uma hora acaba,,,, quando ficar do meu jeito.
T+
JD
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